PRÁTICO DE SEFIP, RAIS, CAGED e DIRF COM ATIVIDADE PRÁTICA

Home / Cursos / PRÁTICO DE SEFIP, RAIS, CAGED e DIRF COM ATIVIDADE PRÁTICA

OBJETIVO:

  •  Abordar de forma prática todas as Rotinas Mensais e Anuais. O Participante ira realizar na prática as Rotinas pós-fechamento de folha assim como entender os principais impactos dos arquivos legais mensais e anuais.

PÚBLICO ALVO:

  •  Auxiliares, Assistentes, Analistas de Recursos Humanos ou Departamento de Pessoal e demais profissionais da área de Recursos Humanos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  SEFIP

  • Conceito de GFIP, obrigação de informar, prazos, o conceito de chave para o SEFIP, GFIP Sem Movimento, base de Incidência e não Incidência, recolhimento para o FGTS, recolhimento para o INSS, diferença entre as informações ao FGTS e à Previdência Social, penalidades e guarda da Documentação, particularidades da competência 13, CNAE preponderante, FPAS, Códigos de Recolhimento FGTS e INSS, Construção Civil x GFIP, FAP x GFIP, MEI x GFIP, Desoneração x GFIP. Parte prática: Instalando o Programa SEFIP; atualizando as tabelas; cadastrando o responsável, o empregador, os tomadores e os trabalhadores; abrindo o movimento; direcionando as modalidades; informando a remuneração sem e com 13º salário; Informando compensação, retenção, salário maternidade e salário família; Informando movimentações/afastamentos; simulando um fechamento; executando o fechamento; entendendo os relatórios gerados pelo SEFIP; salvando o arquivo SEFIP; efetuando e restaurando um backup; enviando o arquivo pelo Conectividade Social ICP; imprimindo a Guia de Recolhimento do FGTS – GRF; exclusão de GFIP; retificação de GFIP; recálculo de FGTS; GFIP sem movimento.

 RAIS – Relação Anual de Informações Sociais

  • Conceito, finalidade, quem deve declarar,  o que deve ser declarado, quem não deve declarar, dados do responsável pelo preenchimento, prazo para envio, preenchimento, RAIS negativa, formas de envio, retificação, exigência de certificação digital, multa por atraso ou omissão, penalidades, RAIS x abono salarial, RAIS x MEI.  Explicação tela a tela do sistema, atividades práticas utilizando o sistema.

 DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte

  • Conceito, finalidade, quem deve declarar, o que deve ser declarado, deduções permitidas, quem não deve declarar, preenchimento, prazo para envio, forma de envio, retificação, multa por atraso, guarda de informações, penalidades, explicação tela a tela, atividades práticas utilizando o sistema.

 CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

  • Conceito, finalidade, quem deve declarar, quem não deve declarar, quando declarar, o que declarar, dados do autorizado, prazo e formas para envio, CAGED de acerto, analise de arquivo, retificação, exigência de certificação digital, multa por atraso, penalidades, guarda dos documentos, demonstração tela a tela, atividades práticas utilizando o sistema.

Entraremos em contato com você